Secções
Entrar

Papa critica "o deus dinheiro" por criar "sociedades desumanas e injustas"

16 de março de 2019 às 17:45

"Todos, na medida das nossas possibilidades, devemos assumir o compromisso de eliminar um pouco da solidão dos outros", considerou o Papa.

O papa Franciscocriticou hoje "o deus dinheiro", que cria "sociedades desumanas e injustas", e instou as empresas a não se concentrarem apenas no lucro, recomendando que se empenhem na solidariedade, para favorecer o bem comum.

"Só se percebermos que a nossa verdadeira riqueza é o relacionamento e não apenas os bens materiais é que encontraremos modos alternativos de viver numa sociedade que não é governada pelo deus dinheiro, um ídolo que engana e depois a deixa mais desumana e injusta", disse Jorge Bergoglio, numa audiência com membros da Confederação de Cooperativas Italianas.

Criticando o "individualismo e o egoísmo característicos do liberalismo", o papa afirmou que não se consegue atingir a "felicidade plena", porque não se conta com os demais.

O papa considerou que o mundo atual "está enfermo de solidão" e lamentou que haja pessoas que se suicidem, "conduzidas pelo desespero, fruto dessa solidão".

"Não podemos permanecer indiferentes a estes dramas e todos, na medida das nossas possibilidades, devemos assumir o compromisso de eliminar um pouco da solidão dos outros".

Em contraponto com as empresas que visam "principalmente o lucro", o chefe da Igreja Católica disse que as cooperativas têm "como objetivo principal a satisfação equilibrada e proporcional das necessidades sociais", acrescentando que, apesar de procurarem as ganâncias, não devem perder de vista a solidariedade mútua".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela