Secções
Entrar

Oficial: Papa só vai visitar Santuário de Fátima

15 de dezembro de 2016 às 14:12

A Presidência da República anunciou a deslocação de Francisco em peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de Maio do próximo ano, no centenário das Aparições

A Presidência da República anunciou, esta quinta-feira, a deslocação do Papa Francisco em peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de Maio do próximo ano, no centenário das Aparições.

"Na sequência do convite feito por sua excelência o senhor Presidente da República aquando da sua deslocação à Santa Sé, a primeira realizada ao estrangeiro depois da tomada de posse, sua santidade o papa Francisco virá em peregrinação ao santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das aparições na Cova da Iria", anunciou o Palácio de Belém.

A divulgação oficial das datas da visita, através da página da Presidência, vai ao encontro do que tinham sido as últimas informações dadas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, de que o Papa não passaria por Lisboa ou outras cidades no âmbito da sua visita.

Em Novembro, Manuel Clemente disse que o Papa foi muito claro nos seus desejos: "Eu quero ir a Fátima, só a Fátima, ver a Senhora". "Com certeza que o papa gosta de Portugal, como gosta de todos os povos do mundo, mas ele quer é ir a Fátima, só a Fátima", sublinhou Manuel Clemente, em declarações à agênciaEcclesia.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa disse também que o Vaticano está a preparar a viagem, sem passagem por Lisboa, o que pode implicar a utilização da base aérea de Monte Real, em Leiria.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efectuou a sua primeira deslocação oficial ao Vaticano, uma semana após tomar posse, encontrando-se com o papa Francisco a sós durante cerca de meia hora.

Na ocasião, Marcelo formalizou o convite ao Papa Francisco e, aos jornalistas, não estando autorizado a divulgar a resposta, manifestou-se feliz. "Eu não estou neste momento autorizado a poder dizer publicamente qual a posição do Santo Padre. Nós sabemos que recebe muitos convites. Não estou autorizado a dizer publicamente, o máximo que eu posso dizer é que saí muito feliz da audiência", disse.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI - 50 anos das aparições -, João Paulo II (12-15 de Maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de Maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de Maio de 2010). O Papa João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no aeroporto de Lisboa, em 1982, a caminho da América Central.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela