Secções
Entrar

Milhares pedem fim de Festival de Carne de Cão

18 de maio de 2016 às 08:43

Várias petições online estão a pedir que o Festival de Carne de Cão, que realiza-se todos os anos em Junho no sul da China, seja cancelado

Yulin, na província de Guangxi, organiza o Festival de Carne de Cão pelo solstício de verão, desencadeando uma onda de revolta em todo o mundo, com grupos de defesa dos direitos dos animais a procurarem travar o que designam de "festival da crueldade".

Atualmente, à semelhança de anos anteriores, encontram-seonline diversas petições para apelar ao fim do festival, durante o qual são cozinhados milhares de cães.

Segundo umapetição, que já reuniu mais de um milhão de subscritores, mais de 10 mil cães, incluindo cachorros, foram mortos em 2014 e 2015 no festival de Yulin.

Outra petição, divulgada através da plataforma Avaaz, que promove campanhas na Internet, igualmente endereçada ao Presidente da China, Xi Jinping, mas também ao governador da província de Guangxi, Chen Wu, reunia mais de 600 mil assinaturas até hoje.

Este texto coloca a tónica, em particular, no sofrimento "insuportável" pelo qual devem passar os animais, fazendo uma descrição pormenorizada: "São pendurados de cabeça para baixo em ganchos", "é-lhes feito um golpe a partir do ânus e são esfolados e vendidos para serem comidos" ou "são espancados" e "sangram até à morte".

Para garantir o abastecimento do festival de Yulin, muitos cães são roubados aos donos, como anualmente reportam organizações de defesa dos direitos dos animais.

"Milhares de cidadãos chineses já se manifestaram contra o festival, mas as autoridades não vão agir até verem o quanto está a prejudicar a imagem global da China, a qual estão a trabalhar arduamente para melhorar", refere uma das petições.

À luz das regras, em Yulin, a carne de cão é normalmente servida com líchias, uma fruta muito fresca, típica da China, e regada combai ju, uma aguardente à base de cereais, sendo "muito fortificante", melhorando a circulação sanguínea e combatendo a impotência, segundo crenças locais.

A tradição de comer carne de cão na China já não é o que era, parecendo estar a perder adeptos, mas o festival de Yulin continua a realizar-se.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela