Secções
Entrar

Isabel Stilwell publica conto na Ficção SÁBADO

SÁBADO 29 de julho de 2024 às 07:00

A Moura Invisível chega a 1 de agosto e relata a história da filha de um vizir que foi capturada por cavaleiros cristãos e oferecida como serva à rainha D. Maria de Castela.

A partir do próximo dia 1 de agosto, Isabel Stilwell traz as personagens históricas em costuma inspirar as suas obras para as páginas e para o site da SÁBADO, com a publicação de um conto original em fascículos. A Moura Invisível conta a história da filha de um vizir que foi capturada por cavaleiros cristãos e que foi oferecida como serva à rainha D. Maria de Castela, filha de D. Afonso IV de Portugal.

Ao longo de seis capítulos, Isabel Stilwell conta-nos a História e as histórias de um reinado marcado pela reconquista dos últimos bastiões mouros na Península Ibérica através dos olhos desta escrava, que conduz o leitor aos bastidores dos amores de D. Pedro de Portugal e de D. Inês de Castro e revela a origem do poder de sete anéis arrancados, um a um, dos dedos de Fátima, a mulher do Sultão Negro assassinada no decorrer da batalha do Salado. Sete anéis que ressurgem inesperadamente nos dedos do rei de Portugal.

Como se recordará esta não é a primeira vez que a SÁBADO recupera uma antiga tradição da imprensa nacional e internacional: a publicação em fascículos de histórias de ficção originais, no nosso caso escritas por autores portugueses.

O primeiro desses escritores foi João Tordo que, ao longo de oito semanas, publicou a novela Canção dos Cães e das Rosas, uma história sobre o regresso a casa de um dos filhos de uma família desavinda. Era uma história intensa e dramática que deu origem a um audiolivro interpretado pela voz inconfundível da Rita Redshoes e que pode ser ouvido aqui ou nas plataformas de podcasts.

No início deste ano foi a vez do José Luís Peixoto publicar Reis na Diagonal, a história de dois casais amigos, João e Joana e Paulo e Paula, no espaço de 30 anos (em 1993 e em 2023), sob a metáfora do xadrez, misturando um retrato da atualidade social e política em Portugal. A história deu também origem a um audiolivro que pode ser ouvido aqui.

Dar espaço à cultura e aos autores portugueses tem sido uma preocupação da SÁBADO. Através da publicação de trabalhos originais, a SÁBADO cumpre uma longa tradição da imprensa, onde nasceram as histórias de Sherlock Holmes ou Os Três Mosqueteiros. No século passado, Agustina Bessa Luís publicou em O Independente o romance O Mistério da Légua da Póvoa. Atualmente, revistas internacionais como a The Atlantic ou a The New Yorker mantêm espaços dedicados à ficção. Quem sabe se um futuro clássico não nascerá nas páginas da sua revista.

As datas de publicação de A Moura Invisível serão as seguintes: 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto e 5 de setembro. Não perca, comente e partilhe connosco a sua opinião.

Vítor Chi
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela