Secções
Entrar

David Cameron revela que está a lutar contra um cancro na próstata

Isabel Dantas 24 de novembro de 2025 às 09:10

Antigo primeiro-ministro inglês, de 59 anos, agradece o facto de a mulher o ter encorajado a realizar os exames.

David Cameron está a lutar contra um cancro na próstata. O antigo primeiro-ministro inglês, de 59 anos, que morou no número 10 de Downing Street entre 2010 e 2016, falou pela primeira vez do assunto numa entrevista ao 'The Times' e agradeceu à mulher, Samantha, que o encorajou a realizar os exames no ano passado. 
David Cameron, ex-primeiro-ministro inglês AP
"Habitualmente não gosto de falar da minha vida privada, mas neste caso sinto que devo fazê-lo", referiu Camaron, acrescentando compreender os homens que hesitam em realizar os exames. O antigo governante quer que o seu caso sirva de exemplo. "Ficamos envergonhados em falar de assuntos como a próstata porque está intrinsecamente ligada à saúde sexual e tudo mais. Mas quero acrescentar o meu nome à longa lista de pessoas que pedem um programa de rastreio direcionado. Sentir-me-ia mal se não viesse a público dizer que passei por isto. Fiz um exame. E ele ajudou-me a descobrir que algo estava errado. Deu-me a hipótese de lidar com este problema." Cameron recordou o dia em que, juntamente com a mulher, ouviu num programa de rádio Nick Jones - fundador do clube privado Soho House - admitir que tinha sido diagnosticado com cancro na próstata e que o tinha superado, muito por força dos exames que realizara preventivamente. "A minha mulher disse-me 'já que vais fazer um check-up, devias falar nisto'. E foi o que fiz."  Receber o diagnóstico não foi fácil. "Faz-se uma ressonância magnética e aparecem algumas manchas. Aí pensa-se 'Ah, provavelmente está tudo bem.' Mas quando chega o resultado da biópsia e diz que tens cancro da próstata... Teme-se sempre ouvir essas palavras. E depois, literalmente, enquanto elas saem da boca do médico pensa-se: 'Ai, não, ele vai dizer! Ele vai dizer! Meu Deus, disse ele'. A seguir vem a próxima decisão: fazer o tratamento ou observar e esperar?"  "Tive de tomar esta decisão, que muitas pessoas com cancro da próstata enfrentam. Devo observar e esperar? Ou devo analisar as opções de tratamento? Quero correr o risco de não fazer nada ou quero correr os riscos de agir?", prosseguiu. Cameron acabou por realizar uma terapia menos invasiva, que utiliza agulhas para emitir impulsos elétricos com o objetivo de destruir as células cancerígenas, que estará a ser bem-sucedida.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela