Secções
Entrar

Conheça o programa das Festas de Lisboa '19

21 de maio de 2019 às 16:22

Os festejos de Santo António na capital serão associados a uma homenagem ao navegador Fernão de Magalhães e ao compositor António Variações.

AsFestas de Lisboa'19 vão proporcionar "um mês de propostas artísticas inovadoras, ao ar livre e de entrada gratuita", associando os festejos de Santo António a uma homenagem ao navegador Fernão de Magalhães e ao compositor António Variações. 

"Inspirados numa combinação improvável - Santo António, Fernão de Magalhães e António Variações - partimos numa viagem em que Lisboa é o ponto de partida e chegada", anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização das Festas de Lisboa, numa conferência de imprensa que decorreu num cacilheiro da Carristur, num passeio no rio Tejo.


De acordo com a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, este ano, as Festas de Lisboa têm como mote os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, assim como uma homenagem ao cantor e compositor português António Variações, que faria 75 anos.

Com início em 01 de junho, a programação das Festas arranca com "um espetáculo literalmente nas alturas, fazendo adivinhar novos horizontes numa alusão à circum-navegação de Fernão de Magalhães", em que a artista de funambulismo Tatiana-Mosio Bongonga vai, a partir das 19:30, percorrer 300 metros numa corda bamba a 33 metros de altitude na Alameda D. Afonso Henriques rumo à Fonte Luminosa, atuação que será acompanhada de música ao vivo pela Banda da Armada e elementos da companhia circense Basinga.

"Não é aconselhável para as pessoas mais sensíveis", afirmou Joana Gomes Cardoso, referindo que a exibição de Tatiana-Mosio Bongonga tem "muita emoção, muito risco".

Assinalando o Dia Mundial da Criança, o primeiro dia do mês de junho conta com um espetáculo de teatro, intitulado "Guardar Segredo", que convida os mais novos a entrarem em dois guarda-fatos que durante o fim de semana vão estar colocados no Jardim da Quinta das Conchas.

No âmbito do primeiro aniversário do LU.CA - Teatro Luís de Camões, está prevista uma programação infantojuvenil especial durante três dias consecutivos.

Cumprindo a tradição popular, os arraiais, as marchas, os tronos e os casamentos de Santo António regressam às ruas da cidade de Lisboa, mantendo-se como ponto alto das Festas a noite de 12 para 13 de junho, em que "16 pares recém-casados, 23 marchas e uma convidada -- Marcha Popular de Ribeira de Frades - irão descer a Avenida da Liberdade sob a égide do Santo Popular".

Como destaques na programação estão, também, a iniciativa Fado no Castelo, que este ano vai reunir "duas grandes vozes com dois coros singulares: Ana Moura e Sopa de Pedra, no dia 14 de junho, e Raquel Tavares e Gospel Collective, no dia 15 de junho", o festival Com'Paço, que a partir de 22 de junho volta a contar com a participação de bandas filarmónicas oriundas de todo o país, o festival Lisboa Mistura, que este ano se muda para a Quinta das Conchas, e as Festas da Diversidade e do Japão em Lisboa, que continuam a celebrar a diversidade cultural da cidade.

Símbolo das Festas de Lisboa, o Concurso Sardinhas voltou a premiar seis participantes, depois de ter recebido propostas de candidatos oriundos de 31 países, com idades entre os 8 e os 87 anos, informou a presidente da EGEAC, indicando que, durante todo o mês de junho, é possível conhecê-las melhor na exposição "100% Sardinha", no Espaço Trindade.

O encerramento das Festas de Lisboa'19 vai proporcionar "um concerto irrepetível, construído de propósito para esta ocasião, dedicado a António Variações que faria 75 anos", que vai decorrer no dia 29 de junho, a partir das 22:00, no Jardim da Torre de Belém, em que as músicas do compositor português vão ser cantadas por Ana Bacalhau, Conan Osiris,Lena D'Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e arranjos sinfónicos a cargo de Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira.

Em relação ao orçamento das Festas de Lisboa'19, Joana Gomes Cardoso disse que se mantém nos valores de anos anteriores, o que corresponde a "cerca de 1.300 mil euros", reforçando que "é inteiramente coberto pelos patrocinadores".

Falando na conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, destacou a "combinação rara" entre "a dimensão popular e cosmopolita que Lisboa tem hoje", considerando o compositor português António Variações como um "símbolo de modernidade". Para mais informações sobre as Festas de Lisboa, consulte o site.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela