Secções
Entrar

Allison Mack, estrela de Smallville, presa e acusada de tráfico sexual

21 de abril de 2018 às 09:51

Se for considerada culpada, Mack enfrenta uma pena entre 15 anos de prisão e prisão perpétua.

A actriz Allison Mack foi detida pelas autoridades nova-iorquinas, acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Segundo a agência Efe, a actriz - cujo trabalho mais conhecido é o de Chloe Sullivan, a amiga de Clark Kent na série Smallville – deverá comparecer nas próximas horas em tribunal, para responder pela sua alegada responsabilidade em crimes de tráfico sexual e por conspirar para obrigar pessoas a trabalhos forçados.

1 de 6
Allison Mack
Foto: Gregg DeGuire/WireImage
Allison Mack
Foto: Todd Williamson/Getty Images for Amazon Studios
Allison Mack
Allison Mack
Allison Mack
Allison Mack
Foto: REUTERS/Gus Ruelas

Em comunicado, o procurador da zona este de Nova Iorque, Richard P. Donoghue, explicou que a atriz, de 35 anos. "recrutou mulheres" para que se juntassem a um grupo feminino de tutoria, criado e liderado por Keith Raniere, líder da Nxivm, acusado dos mesmos crimes que Mack.

Raniere, de 57 anos, há duas décadas que apoiava alegados programas de auto-ajuda através de uma empresa paraguaia denominada Nxivm, fundada por si e com centro operacionais nos EUA, México, Canadá e América do Sul.

De acordo com a procuradoria de Nova Iorque, a empresa, estabelecida na zona norte dessa cidade, seguia um esquema de pirâmide no qual obrigava os membros a ter aulas adicionais a um preço mais elevado e a trazer outras pessoas para a organização para subir de nível e obter privilégios. Mack aparece em materiais de promoção como co-criadora de um programa chamado The Source (A Fonte), que recrutava actores, segundo as autoridades.

Raniere foi preso a 27 de Março numa luxuosa villa no México, e para onde fugiu no ano passado depois de o jornal The New York Times revelar histórias de mulheres que tinham conseguido abandonar a seita, que se estima ter angariado cerca de 16 mil pessoas. Nesse mesmo dia Raniere foi levado do México para o estado norte-americano do Texas e foi presente a um tribunal nova-iorquino a 13 de Abril.

Em 2015, Raniere formou uma sociedade secreta dentro da organização Nxivm, chamada DOS, acrónimo em latim para 'Amo das companheiras obedientes', no qual era o único homem e o líder, enquanto Mack era "uma das mulheres no primeiro nível da pirâmide, imediatamente depois dele".

De acordo com o antigo porta-voz do grupo Frank Palato, DOS a tem uma hierarquia de mestre e "escravas" e terá sido a actriz a sugerir punições físicas a quem não cumprisse ordens. As jovens seriam iniciadas numa cerimónia em que têm que se despir completamente, sendo marcadas com um ferro em brasa. Além disso, também seriam eram levadas a partilhar informações e fotografias íntimas, que depois eram usadas para impedir que saíssem do grupo. As raparigas serão ainda obrigadas a cumprir um rigoroso programa de dieta e a recrutar mais raparigas para o culto.

Se for considerada culpada, Mack enfrenta uma pena entre 15 anos de prisão e prisão perpétua.

Num comunicado na sua página de Internet, a Nxivm garante estar a "trabalhar com as autoridades" para demonstrar a "inocência e verdadeiro carácter" do seu fundador, confiando no sistema judicial para que se esclareçam os factos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela