Secções
Entrar

4/20, o dia em que se celebra a canábis. Porquê?

Débora Calheiros Lourenço 21 de abril de 2023 às 17:42

A 20 de abril celebra-se este evento, que teve origem na Califórnia, nos anos 70, graças a cinco estudantes do ensino secundário.

Todos os anos, no dia 20 de abril às 4h20, os fumadores de canábis de todo o mundo juntam-se em eventos para celebrar e promover a sua legalização - e 2023 não foi diferente.

1 de 10
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: Celebrações do 4/20 em Nova Iorque
Foto: Celebrações do 4/20 na Cidade do México

No Reino Unido os fumadores encontraram-se no Hyde Park em Londres, e já nos Estados Unidos as manifestações espalharam-se por vários estados, tendo maior expressão no Colorado, Califórnia, Michigan e Flórida. Nos restantes países, o dia também é comemorado.

O evento é popularmente conhecido como 420 e teve origem na Califórnia na década de 1970. Cinco estudantes do ensino secundário, Steve Capper, Dave Reddix, Jeffrey Noel, Larry Schwartz e Mark Gravich, que frequentavam o liceu San Rafael, na Califórnia, começaram a utilizar a expressão 420 para combinar um encontro às 16h20 para fumarem.

A expressão começou a espalhar-se pelos amigos do grupo e a alcançar cada vez mais pessoas, incluindo os membros da banda derockGrateful Dead. Em 1990, a banda incluiu a expressão num dos seus folhetos, fazendo-a alcançar ainda mais pessoas e banalizando-a entre os fumadores de canábis.

Os fundadores do grupo que ficou conhecido como "Waldo" encontram-se atualmente na casa dos 60 anos e ainda se reúnem na Califórnia para marcar o evento que formaram por acidente. 

Atualmente, o consumo de canábis já é legal na maior parte dos estados norte-americanos e no Canadá. Na Europa, a canábis continua a ser maioritariamente ilegal, apesar de discriminada.

Em Portugal, são vendidos medicamentos à base de canábis, mas apenas em farmácias e que podem ser adquiridos com prescrição médica. Já o consumo de canábis foi discriminalizado em 2001, mas o consumo, posse e cultivo são penalizados. O que torna os mesmos crime é a quantidade na posse de cada pessoa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela