Sábado – Pense por si

100 anos de subidas ao Everest

Ricardo Santos
Ricardo Santos 26 de outubro de 2021 às 12:54

A primeira tentativa oficial de subida e reconhecimento do terreno que leva ao topo do mundo aconteceu há um século. Até hoje, mais de 4000 pessoas alcançaram o cume. Uma delas em 25 ocasiões.

A primeira tentativa oficial - e documentada - de escalar e mapear o acesso ao cume da montanha mais alta do mundo aconteceu há 100 anos. A 25 de outubro de 1921, George Mallory e Guy Bullock integraram a Expedição de Reconhecimento Britânico pela encosta norte do Everest. Ultrapassaram os 7000 metros de altitude, prepararam o caminho para chegar ao topo, mas não estavam preparados para o troço final. A falta de equipamento adequado e a condição física dos participantes impediu que a aventura tivesse, logo nesse momento, um final feliz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.