Secções
Entrar

Fado, Cuba, Leiria, Alentejo e Ribatejo: as novidades da BTL 2025

Ricardo Santos 15 de fevereiro de 2025 às 14:00

Caraíbas, Cuca Roseta, muito Portugal e um novo nome. A edição deste ano da feira de turismo de Lisboa vai ser diferente do normal

A pouco mais de um mês da abertura de portas da maior feira de turismo nacional (de 12 a 16 de março na FIL- Parque das Nações, em Lisboa), as novidades são muitas. A começar pelo nome. À 35ª edição a Bolsa de Turismo de Lisboa passa a ser BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market. A nova identidade da marca pretende acompanhar as tendências do setor do Turismo e reforçar o posicionamento internacional do evento. "Sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social" são as bandeiras anunciadas pela organização promotora, a Fundação AIP.

Outra grande novidade é a presença de Cuca Roseta como embaixadora cultural da BTL. Em destaque durante a feira vai estar a recriação da Casa de Fados da intérprete portuguesa. Nesse espaço, os visitantes vão poder assistir a atuações musicais ao vivo, mas não só. Segundo Cuca Roseta, "recriar a minha Casa de Fados na BTL é mais do que trazer música, é trazer a alma do fado, um património que nos define e que toca quem nos visita". Para Dália Palma, gestora e coordenadora da BTL, o papel cultural da feira não pode nunca ser esquecido - "é um reflexo do nosso compromisso em mostrar o que Portugal tem de melhor".

Portugal vai estar em grande destaque na edição de 2025, como já tem vindo a ser habitual. O município português convidado é Leiria e as regiões turísticas escolhidas como destaque neste ano vão ser Alentejo e Ribatejo.

Quanto ao destino internacional convidado, esse papel vai caber a Cuba. A ilha das Caraíbas é local de paixões, diversidade, natureza, praia e música, mas também de gastronomia e cultura, como será possível confirmar pelas iniciativas que estão programadas para os cinco dias do certame.

A BTL - Better Tourism Travel tem espaço para 1500 expositores e, em 2024, recebeu 79 mil visitantes (superando, por exemplo, a Web Summit). Na edição deste ano, não vai contar com a presença da APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo), que detinha a maior área de stand privado da feira, com 1200 m2 de área e representando cerca de 80 expositores. Alguns deles optaram por stands próprios, como o grupo Newtour, Solférias ou o grupo World2Meet (W2M).

De regresso à BTL está a agência Abreu, que não participava desde 2019. E quem também não vai faltar ao maior evento de turismo em Portugal é a SÁBADO Viajante. Mais uma vez, e desde a criação do projeto editorial, online e de televisão em 2021, a sua revista de viagens é Media Partner da BTL. Visite-nos no nosso stand e tire todas as dúvidas sobre as suas próximas férias.

A Better Tourism Lisbon decorre de 12 a 16 de março, na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, com os primeiros dois dias reservados aos profissionais da área. Estará aberta ao público na sexta-feira (das 17h às 23h), no sábado (12h às 23h) e no domingo (12h às 20h). O bilhete diário tem um custo de 8 euros. Mais informações em btl.fil.pt.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela