Sábado – Pense por si

Vitória na Albânia pode garantir qualificação

Em caso de triunfo da equipa das quinas e derrota da Dinamarca frente à Arménia, a selecção nacional fica com o lugar garantido no Euro 2016, em França

A seleção portuguesa de futebol procura na próxima segunda-feira perante a Albânia vingar a derrota sofrida há exatamente um ano em Aveiro e somar a quinta vitória consecutiva no Grupo I de qualificação para o Euro 2016.

Em caso de triunfo em Elbesan, e se a Dinamarca sair derrotada horas antes na Arménia, Portugal pode já festejar a qualificação direta para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Contudo, a tarefa não promete ser fácil, já que a Albânia ainda não somou qualquer desaire no Grupo I e vem de um importante e motivador empate a zero no terreno dos dinamarqueses.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.