Sábado – Pense por si

Sim, "chef"

25 de fevereiro de 2011 às 12:28

Um dos mais interessantes personagens televisivos dos nossos dias é Anthony Bourdain, o famoso "ex-chef" do Les Halles, um restaurante de Nova Iorque, transformado em estrela de televisão, graças ao programa No Reservations, já transmitido em Portugal.

O sucesso de Bourdain deve-se a uma combinação de factores: o homem é um extraordinário comunicador, transformando um programa potencialmente maçador (viagens com gastronomia) em sessões de formação em "cross-cultural skills". Bourdain enfrenta as mais variadas culturas sem preconceitos. Por outro lado, desafia abertamente o politicamente correcto. Disse que a pior coisa que alguma vez comeu na vida foi um Chicken McNugget. A linguagem a que recorre não é de salão e as suas metáforas nem sempre usam punhos de renda. Aliás, nunca usam. Terceiro, o próprio "ex-chef" tem uma história de vida pouco convencional, com um passado de "sex & drugs & rock'n'roll" que não o torna propriamente no modelo comportamental que a ASAE gostaria de ver a chefiar os restaurantes nacionais. Muitos leitores saberão de tudo isto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.