Sábado – Pense por si

Regresso aos sabores da terra

24 de fevereiro de 2011 às 11:28

A agricultura biológica ainda é um nicho em Portugal mas o consumo já é maior que a produção. Quem tenta aproveitar esta oportunidade de negócio fala das dificuldades e das expectativas.

Quando, em 1994, Luís Mendes converteu a Quinta do Vale Pequeno numa propriedade voltada para a agricultura biológica, o esforço foi pequeno. Desde que o bisavô tomou conta da propriedade, há mais de um século, que o trabalho da terra seguiu sempre de perto a lógica da agricultura tradicional. Entrar no "bio" implicou um período de reconversão das terras de dois anos, mas pouco mais foi necessário para ter acesso à certificação necessária para colocar este tipo de produtos no mercado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.