O programa a assinar prevê a atribuição de uma verba de 40 milhões de euros para promover a democracia e o desenvolvimento do país lusófono
O primeiro-ministro de Portugal chegou esta segunda-feira à Guiné-Bissau para uma visita de um dia durante a qual vai ser assinado um Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países.
Pedro Passos Coelho foi recebido pelas 01:10 (02:10 em Lisboa) no Aeroporto Osvaldo Vieira pelo primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, num encontro sem declarações aos jornalistas.
O líder do Governo português chegou a Bissau depois de ter participado no domingo nas comemorações do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde.
O programa da visita à capital guineense inclui na segunda-feira de manhã a participação dos dois primeiros-ministros num seminário económico, seguindo-se um encontro entre ambos no Palácio do Governo após o qual será assinado o Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau para 2015-2020.
O programa prevê a atribuição de uma verba de cerca de 40 milhões de euros para promover a democracia e o desenvolvimento do país lusófono da África Ocidental que tem um histórico de instabilidade política.
Durante a tarde, Pedro Passos Coelho tem encontros marcados com Cipriano Cassamá, presidente da Assembleia Nacional Popular, e com José Mário Vaz, Presidente da República da Guiné-Bissau.
Antes de regressar a Lisboa, o primeiro-ministro vai ainda visitar o laboratório português instalado no principal hospital público de Bissau para analisar amostras suspeitas do vírus Ébola - oficialmente não houve casos registados no país, mas há medida preventivas no terreno face à epidemia que afecta os países vizinhos.
O programa termina com um encontro entre Passos Coelho e Miguel Trovoada, representante da Nações Unidas em Bissau, seguido de uma recepção à comunidade portuguesa.
Acompanham Pedro Passos Coelho nas deslocações a Cabo Verde e à Guiné-Bissau o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o ministro da Saúde, Paulo Macedo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres