Sábado – Pense por si

Páscoa com temperaturas que podem chegar aos 28º C

Assim, até ao final da tarde de hoje prevê-se a ocorrência de aguaceiros em todo o território do continente, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que os aguaceiros se mantenham até quarta-feira em Portugal continental, mas as temperaturas vão subir e no fim de semana da Páscoa podem chegar aos 28ºC.

Segundo as previsões do IPMA, o estado do tempo nos próximos dias será condicionado pela depressão Evelyn, centrada a noroeste do continente e que se desloca para leste, e por um anticiclone a sudoeste dos Açores, que irão influenciar o estado do tempo a partir do meio da semana.

Assim, até ao final da tarde de hoje prevê-se a ocorrência de aguaceiros em todo o território do continente, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Na quarta-feira os aguaceiros já serão fracos no Litoral e Centro até meio da tarde, com o vento a soprar por vezes forte nas terras altas.

Espera-se uma subida gradual da temperatura máxima até sexta-feira, com valores que devem chegar aos 25ºC a 28ºC no vale do Tejo e Alentejo. No litoral vão variar entre os 20ºC e s 25ºC.

O IPMA adianta ainda que no feriado e no fim de semana da Páscoa o estado do tempo se deverá manter estável, com céu em geral pouco nublado e temperaturas sem alteração significativa.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.