Sábado – Pense por si

NASA lança foguetão com pára-quedas a pensar em missão a Marte em 2020

31 de março de 2018 às 21:52
As mais lidas

Conforme o previsto, o aparelho alcançou, dois minutos após o lançamento, uma altitude de 50 quilómetros e o pára-quedas abriu com sucesso.

A agência espacial norte-americana NASA lançou este sábado um foguetão com um pára-quedas que poderá ter um papel importante na futura missão a Marte em 2020.

O foguetão foi lançado às 12h20 locais (17h20 em Lisboa) da ilha Wallops, na costa leste do estado norte-americano da Virgínia.

Conforme o previsto, o aparelho alcançou, dois minutos após o lançamento, uma altitude de 50 quilómetros e o pára-quedas abriu com sucesso.

A carga do foguetão submergiu no Oceano Atlântico, a 65 quilómetros da ilha de Wallops. Durante a tarde, cientistas e engenheiros da NASA vão recuperar o conteúdo que caiu no mar e analisar os detalhes do lançamento.

A NASA iniciou em 2012 um programa que visa o lançamento de um veículo de exploração de Marte em 2020.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.