Sábado – Pense por si

Museu da Língua Portuguesa em São Paulo será reconstruído

22 de dezembro de 2015 às 09:57
As mais lidas

Governador do Estado de São Paulo assegurou que o Estado vai procurar patrocinadores e doadores para financiar as obras

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que o Museu da Língua Portuguesa, que ardeu quase totalmente na noite de 21 de Dezembro, será reconstruído e que o Estado irá procurar patrocinadores e doadores privados para financiar o projecto.

Geraldo Alckmin visitou ao final da tarde o museu para avaliar os danos causados por um incêndio de grandes proporções, que destruiu parte da instituição, localizada no edifício da Estação da Luz, no centro de São Paulo, confirmando que o acervo é digital e foi preservado porque a instituição tem cópias das obras.

Ronaldo Pereira da Cruz, um dos bombeiros que trabalhava no local e tentou controlar as chamas, morreu na sequência uma paragem cardio-respiratória, após ter sido internando num hospital da cidade.

O museu é dedicado exclusivamente à preservação e a disseminação da história da língua portuguesa e já homenageou autores portugueses como Fernando Pessoa e Agustina Bessa Luís e tinha prevista uma exposição do Nobel da literatura José Saramago para 2016.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 no edifício Estação da Luz, uma construção histórica datada de 1901 e que já foi atingida por outro incêndio, em 1946. Desde que abriu ao público, já recebeu mais de três milhões de visitantes.

Inaugurada em 1901, a Estação da Luz tornou-se a principal porta de entrada para milhares de imigrantes que chegaram a São Paulo até ao final da II Guerra Mundial.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.