Sábado – Pense por si

Morreu o produtor Steven Bochco, um dos criadores de A Balada de Hill Street

Steven Bochco lutava há vários anos contra uma rara forma de leucemia. Tinha 74 anos.

O produtor e guionista norte-americano Steven Bochco, responsável por êxitos como A Balada de Hill Street, morreu este domingo aos 74 anos, divulgaram os media locais.

Um porta-voz da família disse à agência noticiosa Associated Press que o produtor morreu na noite de domingo "durante o sono, junto dos entes mais queridos".

Steven Bochco lutava há vários anos contra uma rara forma de leucemia. "Steven lutou contra o cancro com força, coragem, graça e um sentido de humor insuperável", disse a família, em comunicado.

A carreira do produtor de Nova Iorque incluiu êxitos como a série televisiva A Balada de Hill Street (Hill Street Blues, no original, 1981-87), vencedora de oito Emmys na primeira temporada, a que se juntaram 98 indicações nos seis anos seguintes.

Bochco ajudou também a criar algumas das séries mais populares da televisão norte-americana, como L.A. Law (1986-1994), NYPD Blue (1993-2005), Murder One (1995-1997) e City of Angels (2000).

A revista de cinema norte-americana Vairety lembrou Steven Bochco como um produtor que ajudou a definir a "televisão moderna", depois de criar um "modelo inovador com grandes elencos e conteúdo arrojado".

Steven Bochco venceu ainda os prémios Humanitas Prize, Peabody e recebeu dez das 30 nomeações para os Emmys.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.