Sábado – Pense por si

Morre o pioneiro da divisão celular

O cientista Miguel Mota, conhecido pela sua teoria sobre divisão celular, descoberta feita nos anos 1950, mas só validada trinta anos depois, morreu na quinta-feira, aos 90 anos,

Miguel Eugénio Galvão de Melo e Mota nasceu em Lisboa, a 15 de Outubro de 1922, licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, de Lisboa, tendo assumido em 1948 a direcção do Laboratório de Citogenética da Estação de Melhoramento de Plantas, em Elvas, logo depois de ter concluído a licenciatura.

Morre o pioneiro da divisão celular
Morre o pioneiro da divisão celular

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.