Sábado – Pense por si

Mau tempo provoca inundações no Seixal e Setúbal

O mau tempo, com chuva e vento, provocou hoje 69 ocorrências no distrito de Setúbal, a maioria inundações na via pública e em habitações. No Seixal, algumas vias tiveram de ser interditas à passagem de veículos

O mau tempo, com chuva e vento, provocou hoje 69 ocorrências no distrito de Setúbal, até às 18:00, a maioria inundações na via pública e em habitações, sem vítimas ou danos materiais significativos, disse fonte dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal precisou à agência Lusa que "o mau tempo afectou sobretudo os concelhos de Barreiro, Seixal, Almada e Setúbal".

Segundo a mesma fonte, foram ainda registadas quatro quedas de árvores e uma queda de estrutura.

A chuva intensa provocou também várias inundações em freguesias do Seixal, nomeadamente em Corroios, onde foi necessário interditar a circulação em algumas vias, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Mistos do Seixal.

De acordo com o segundo comandante, José Mendes, os bombeiros foram chamados para acorrer a cerca de 30 ocorrências a partir das 14h30, quando a precipitação se intensificou, sendo Corroios, Santa Marta, Vale de Milhaços e Fernão Ferro as zonas mais afectadas.

Em Corroios, várias ruas principais ficaram inundadas devido à falta de escoamento da água que invadiu algumas habitações e estabelecimentos comerciais, sendo necessário cortar algumas vias para proceder à limpeza.

José Mendes adiantou que as equipas de protecção civil municipal estão no local, mas às 17h00 só uma rua continuava impedida.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.