Sábado – Pense por si

Kyrgios procura repetir final do Estoril Open

Australiano foi finalista vencido em 2015. Almagro, Paire e Carreno-Busta são os outros semifinalistas

O tenista australiano Nick Kyrgios, segundo cabeça de série, procura este sábado repetir a final no Estoril Open, enquanto os três outros semifinalistas podem atingir pela primeira vez o encontro decisivo do único torneio ATP em Portugal.

Depois de vencer o croata Borna Coric no duelo entre as duas figuras da nova geração do circuito, Kyrgios, 20.º do mundo, vai tentar repetir a presença na final, depois de ter perdido com o francês Richard Gasquet em 2015.

O último obstáculo do australiano será o espanhol Nicolas Almagro, único sem estatuto de cabeça-de-série ainda em prova e que já afastou os portugueses Frederico Silva e João Sousa, quarto pré-designado.

Pela terceira vez em quatro presenças em Portugal, o espanhol Pablo Carreno-Busta, oitavo cabeça-de-série, chegou às meias-finais e procura agora atingir a final pela primeira vez.

À sua frente terá o francês Benoît Paire, terceiro pré-designado e que poderá pela quinta vez chegar a uma final na sua carreira, tendo um título conquistado nas anteriores quatro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.