Islândia emite alerta após dois sismos que abalaram o maior vulcão do país

Negócios 29 de agosto de 2016

Dois sismos de magnitude 4,5 e 4,6 na escala de Richter abalaram a cratera do Katla, o maior vulcão do país, levando as autoridades a elevar o nível de alerta.

Por Jornal de Negócios

As autoridades islandesas emitiram um alerta esta segunda-feira, 29 de Agosto, depois de o vulcão Katla ter sofrido o maior abalo desde 1977.
Dois sismos de magnitude 4,5 e 4,6 na escala de Richter abalaram a cratera do Katla, segundo um comunicado do instituto de meteorologia do país, citado pela Reuters. Os dois sismos foram seguidos por, pelo menos, 10 réplicas a maior das quais de magnitude 2,4.
Até ao momento, não há relatos de vítimas nem danos materiais.  
As últimas erupções do vulcão Katla, o maior do país, ocorreram em 1955 e 1999. Nenhuma das duas foi grande o suficiente para quebrar o gelo que cobre a sua caldeira vulcânica, com dez quilómetros de largura.
De acordo com a agência noticiosa, a última grande erupção foi em 1918, quando o vulcão expeliu cinzas durante mais de cinco semanas.
Na Islândia, a erupção do vulcão Eyjafjallajokull, em 2010, levou ao cancelamento de mais de 100.000 voos em toda a Europa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login