Sábado – Pense por si

Governo populista italiano vence moção de confiança

05 de junho de 2018 às 22:03
As mais lidas

A aliança italiana do Movimento 5 Estrelas e da Liga conseguiu os votos necessários para passar no Senado.

A aliança italiana da formação anti-sistema Movimento 5 Estrelas e da Liga, de extrema-direita, venceu esta terça-feira uma moção de confiança na câmara alta do parlamento de Itália, um passo fundamental para lançar o primeiro Governo populista da Europa Ocidental.

A coligação obteve 171 votos a favor, 116 contra e 25 abstenções, muito além do número mínimo de votos necessário para passar no Senado italiano.

Na câmara baixa do parlamento, a Câmara dos Deputados, onde as duas formações políticas também dispõem de maioria, a moção de confiança será votada na quarta-feira. Esta moção surge apenas quatro dias depois da tomada de posse do novo Executivo, meses depois de negociações e incerteza política na Itália.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.