Sábado – Pense por si

Foguetão Falcon Heavy parte para o espaço com automóvel a bordo

Um carro eléctrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará numa órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planeado.

O foguetão Falcon Heavy, da empresa SpaceX, vai descolar esta terça-feira no Cabo Canaveral, na Florida, EUA. A partir das 18h30, começa a viagem de teste com um carro a bordo, na esperança de, no futuro, realizar missões para Marte. 

O presidente da SpaceX (e da empresa de automóveis Tesla), Elon Musk, confirmou na sua conta no Twitter que "todos os sistemas têm uma luz verde para o lançamento".

All systems remain green for launch at 1:30pm EST tomorrow

Um carro eléctrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará numa órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planeado. O último teste ocorreu no dia 24 de Janeiro, foi bem-sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguetão simultaneamente.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral.

O objectivo da empresa SpaceX é usar o foguetão gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à sua potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que actuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

O Falcon Heavy viajará para o espaço a uma velocidade de 11 quilómetros por segundo.

Um vídeo divulgado na página de Youtube da Space X mostra o que virá a acontecer esta tarde, caso tudo corra como planeado. Veja-o aqui: