Sábado – Pense por si

Estoril Open: Primeiro dia da qualificação cancelado devido à chuva

A chuva impediu que qualquer um dos encontros previstos para hoje fosse concluído.

O primeiro dia da fase de qualificação do Estoril Open de ténis foi hoje cancelado devido à chuva, anunciou a organização do único torneio português do circuito ATP.

A chuva impediu que qualquer um dos encontros previstos para hoje fosse concluído, obrigando a organização a adiar toda a primeira ronda do 'qualifying' para domingo e a segunda e última para segunda-feira, quando deverá também começar a eliminatória inaugural do quadro principal.

Dos cinco portugueses inscritos na qualificação, apenas João Domingues (190.º do mundo) e Francisco Cabral (877.º) chegaram a subir aos 'courts' do Clube de Ténis do Estoril.

Domingues vencia o italiano Alessandro Giannessi (162.º), por 4-1, enquanto Cabral, que se estreia num torneio ATP, perdia com o norte-americano Tim Smyczek (123.º), por 3-0.

João Monteiro (263.º), Frederico Gil (442.º) e o igualmente estreante Tiago Cação (844.º) defrontam no domingo o francês Stephane Robert (169.º), o holandês Kenny de Schepper (177.º) e o espanhol Jaume Munar (174.º), respetivamente.

Já no quadro principal, estão João Sousa, 67.º do mundo, e Gastão Elias, 111.°, além dos convidados Pedro Sousa (118.º) e Frederico Silva (289.º).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.