Porta-voz da Comissão Europeia confirmou que estão incluídos na lista de restrições: Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.
Os Estados-membros da União Europeia (UE) decidiram esta sexta-feira suspender temporariamente voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à identificação de uma variante do coronavírus, causador da covid-19, na África do Sul, altamente mutante.
A informação foi divulgada ao final da tarde na rede social Twitter pela presidência eslovena do Conselho da UE, que informa que o grupo de Resposta do Conselho a situações de crise (IPCR), juntando Estados-membros, instituições europeias e especialistas, se reuniu e "concordou com a necessidade de ativar o mecanismo travão de emergência e impor restrições temporárias a todas as viagens para a UE a partir da África Austral".
"A presidência eslovena apelou aos Estados-membros para testarem e colocarem em quarentena todos os passageiros que chegam", acrescenta na mesma informação, tendo em conta que a decisão sobre viagens recai sempre sobre cada país.
#COVID19 | ??Integrated Political Crisis Response mechanism (#IPCR) met & agreed on the need to activate the #emergency break & impose temporary restriction on all travel into EU from southern #Africa.#EU2021SI called upon Members to test & quarantine all incoming passengers.??
Por seu lado, o porta-voz da Comissão Europeia,Eric Mamer, indicou através do Twitterque "os Estados-membros concordaram em introduzir rapidamente restrições a todas as viagens à UE de sete países da região da África Austral", precisando tratar-se de Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.
"Testes, quarentena e rastreio de contactos para os passageiros que entram na UE são importantes", adiantou Eric Mamer.
Fonte europeia ligada ao processo confirmou à agência Lusa estar em causa "uma suspensão urgente de todas as viagens áereas para a UE" destes sete países.
Covid-19: UE suspende temporariamente voos de Moçambique e mais 6 países devido a variante
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.