Sábado – Pense por si

Costa recebido na Índia como membro destacado da diáspora

O primeiro-ministro chega hoje e passará seis dias no país. Convite partiu do primeiro-ministro indiano Narenda Modi

António Costa será recebido na Índia como um destacado membro da diáspora indiana. O primeiro-ministro começa no sábado uma visita de seis dias à Índia, que, segundo a Lusa, terá um inédito estatuto de Estado.

Costa passará por Deli, onde terá reuniões formais com os mais destacados representantes indianos; depois, por Bangalore a Ahmedabad, visitas com objectivos económicos e de cooperação tecnológica; e terminará em Goa, Estado de origem do pai.

A visita à Índia é a primeira no plano oficial ou de Estado feita por um primeiro-ministro português ao país. Com António Costa, vão os ministros dos Negócios Estrangeiros (Augusto Santos Silva), da Defesa Nacional (Azeredo Lopes), da Cultura (Luís Castro Mendes), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Manuel Heitor), da Economia (Manuel Caldeira Cabral) e pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

O convite para visitar o país veio de Narenda Modi, o primeiro-ministro indiano, logo depois da cerimónia de posse de António Costa.

Em Bangalore, o Presidente da República da Índia, Pranab Mukherjee, distingue formalmente o primeiro-ministro, atribuindo-lhe o Prémio Pravasi Bharatiya Samman - um galardão destinado a homenagear as mais altas personalidades da comunidade indiana a nível mundial.