Sábado – Pense por si

Condutor de camião ficou encarcerado em cabine

Quando a vítima foi libertada encontrava-se em paragem cárdiorespiratória, pelo que foram feitas manobras de reanimação pelo INEM

Um homem ficou gravemente ferido na sequência de um acidente com um camião que ocorreu esta quarta-feira numa pedreira, na zona da Campeã, concelho de Vila Real, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

 

Orlando Matos, comandante dos bombeiros da Cruz Branca, referiu que os voluntários foram accionados às 11:40 para um acidente que ocorreu quando o veículo pesado estava a proceder à descarga de material, numa pedreira afecta às obras do Túnel do Marão, inserido na Auto-estrada do Marão.

 

O camião terá tombado, caiu alguns metros e, segundo o responsável, o condutor ficou encarcerado na cabine, tendo sido necessário proceder a manobras de desencarceramento.

 

Orlando Matos disse ainda que, quando foi retirada, a vítima estava em paragem cardiorrespiratória, pelo que foram feitas manobras de reanimação.

 

Entretanto, a vítima foi também assistida pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e transportada para o Hospital de Vila Real em estado considerado "muito grave".

 

Para o local foram accionados 12 elementos da Cruz Branca, com quatro viaturas, mais a equipa da VMER do Vale do Sousa e militares da GNR de Vila Real.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.