Sábado – Pense por si

Chocados com a Merkel? "Think again"…

19 de maio de 2011 às 12:02

Angela Merkel defendeu ontem a redução do tempo de férias (20 dias) e o aumento da idade de reforma nos países da periferia.

A proposta vai chocar os países do sul, particularmente Portugal, muito ciosos dos "direitos adquiridos". Mas antes de começarmos a berrar, separemos o essencial do acessório. O acessório é acreditar que a sugestão é para descartar: Frau Merkel tem à perna um eleitorado que não quer pagar os bailouts do Sul e precisa de mostrar serviço. É um erro porque a senhora tem razão na questão de fundo: os países do sul têm um problema de produtividade e um cada vez maior problema de sustentabilidade do modelo de pensões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.