A rocha terá sobrevoado o norte de Portugal ou talvez o Atlântico junto à costa de Portugal e Galiza.
Uma bola de fogo foi avistada esta noite no céu sobre Portugal e na Galiza, em Espanha, adiantou à agência Lusa o responsável do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).
A carregar o vídeo ...
Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal e na Galiza
O investigador principal do projeto SMART, José María Madiedo, explicou que o evento ocorreu pelas 22:08 em Espanha (21:08 em Lisboa).
De acordo com testemunhas na Galiza, a bola de fogo foi avistada durante três segundos, com cor verde intensa e fragmentou-se, adiantou também.
A página na rede social Facebook 'Meteo Trás os Montes -- Portugal' divulgou esta terça-feira à noite relatos da bola de fogo avistada sobretudo no norte de Portugal, mas em outros locais do país.
José María Madiedo referiu que a trajetória e a velocidade ainda não foram calculadas e que esperava por dados de outros observatórios.
A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre resulta naquele fenómeno.
A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo.
"Pelo comportamento da rocha, o mais provável é que esta procedeu de um asteroide e não de um cometa", destacou ainda à Lusa.
De acordo as primeiras informações, ainda sem confirmação, a rocha terá sobrevoado o norte de Portugal ou talvez o Atlântico junto à costa de Portugal e Galiza, frisou.
Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato