Berlim acredita em consenso para criar orçamento para a Zona Euro já no verão

Negócios 20 de fevereiro de 2019

O ministro alemão das Finanças adianta que Alemanha e França estão perto de alcançar um acordo sobre os moldes de um orçamento para o bloco do euro. Olaf Scholz diz ainda que no próximo verão já deverá haver condições para obter consenso para dotar a Zona Euro de capacidade orçamental.

Por David Santiago - Jornal de Negócios

Alemanha e França estão próximas de fechar uma proposta concreta sobre um modelo de orçamento para a Zona Euro. Berlim antevê que no próximo verão estejam reunidas as condições necessárias à obtenção de consenso sobre esta matéria.

É esta a expectativa do ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, que, numa conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 20 de fevereiro, abordou o encontro de ontem com o seu homólogo francês, Bruno Le Maire.

Ao contrário do que foi noticiado esta terça-feira pela imprensa germânica, não existe ainda uma proposta conjunta definidora daquilo em que deve consistir o orçamento do bloco do euro, havendo apenas um documento de trabalho do governo alemão. No entanto, o também vice-chanceler Scholz acredita que em breve será possível escrever um documento conjunto com Paris.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui