Sábado – Pense por si

Autoeuropa vai parar uma semana por falta de peças

A Administração da Autoeuropa sublinha que se trata de uma situação que está a afectar outras fábricas do grupo Volkswagen e que não é exclusiva da fábrica de Palmela.

A Autoeuropa inicia este sábado uma paragem de uma semana devido à falta de componentes para a montagem de veículos na fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela.

"Devido à falta de componentes nas fábricas de motores, vemo-nos obrigados a fazer as seguintes alterações ao calendário de produção: 29, 30 e 31 de Outubro serãodowndays (dias de não produção) coletivos", justifica a empresa numa comunicação interna aos trabalhadores.

No comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, a Administração da Autoeuropa sublinha que se trata de uma situação que está a afectar outras fábricas do grupo Volkswagen e que não é exclusiva da fábrica de Palmela.

A paragem de produção ocorre dois dias depois de ter sido alcançado um novo pré-acordo laboral entre a Comissão de Trabalhadores e a Administração da empresa, que prevê o pagamento do trabalho ao domingo a 100%, que era uma das principais reivindicações dos trabalhadores da Autoeuropa.

Devido ao encerramento temporário da fábrica, os plenários para discussão do novo pré-acordo laboral só deverão realizar-se a partir de 05 de novembro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.