Sábado – Pense por si

Vale tudo

06 de abril de 2011 às 11:34

Com o FMI será pior. É bem capaz de ser verdade e por uma razão muito simples.

1. Com o FMI será pior. É bem capaz de ser verdade e por uma razão muito simples. Em contrapartida por assegurarem a Portugal o financiamento de que precisa, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira e o FMI exigem um plano de ajustamento. Enviam o dinheiro mas querem ter a certeza de que servirá para alguma coisa. A diferença está no facto de as suas instituições imporem que as correcções se façam de uma só vez, como já sucedeu no passado, em vez de se mostrarem complacentes com uma cura realizada às pinguinhas. Este foi o método escolhido pelo Governo, por mera conveniência política, e os resultados estão à vista. Depois de três programas de estabilidade e crescimento e de um quarto que acabou por ser chumbado no Parlamento, o doente não registou melhoras. Pelo contrário. Manteve-se agonizante e em vias de entrar em coma. Pior, ainda, é o facto de a revisão em alta do défice e da dívida pública de anos anteriores ter mostrado que os males são mais graves do que já pareciam. Só uma auditoria de alto a baixo nas contas públicas poderá revelar o que ainda estará escondido e ajudar a perceber quão longe terá de ir a medicamentação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.