Secções
Entrar

Vítimas de abusos dececionadas com indemnizações da Igreja alemã

05 de março de 2020 às 19:18

Os bispos reuniram-se em assembleia plenária em Mainz e aprovaram um documento que prevê o pagamento mais elevado previsto na lei, ou 50 mil euros.

Os bispos católicos alemães decidiram hoje o pagamento até 50 mil euros de indemnização às vítimas de abusos por parte elementos do clero, mas o valor ficou aquém das expectativas.

Os bispos reuniram-se hoje em assembleia plenária em Mainz (oeste da Alemanha) e aprovaram um documento que prevê o pagamento mais elevado previsto na lei, ou 50 mil euros.

Nos casos mais graves, o valor pode exceder esse limite.

"Acho que estamos a enviar um sinal", garantiu em conferência de imprensa o cardeal Stephan Ackermann, adiantando que até ao momento a igreja pagou em média 5 mil euros por vítima.

Esta posição do cardeal não é partilhada pela associação de vítimas Eckiger Tisch.

"A Igreja na Alemanha não está pronta para assumir a responsabilidade pelos seus crimes e oferecer a compensação às vítimas", cobrindo todos os danos, reagiu seu líder, Matthias Katsch, referindo que as somas pagas pela Igreja compensam, no momento, apenas o sofrimento moral das vítimas.

Numa declaração pública, exortou indiretamente os fiéis a deixarem a Igreja "que aparentemente se apega muito ao dinheiro e despreza as vítimas".

Em 2018 um estudo realizado por pesquisadores independentes revelou que 3.677 menores tinham sido abusados sexualmente por mais de mil membros do clero desde 1946.

Os autores do estudo, que não tiveram acesso a todos os arquivos da Igreja, estimaram que o número de vítimas era provavelmente maior.

Uma comissão independente recomendou duas soluções: um pagamento fixo de 300.000 euros ou um sistema individualizado com pagamentos que variam, dependendo da gravidade dos casos, de 40.000 a 400.000 euros.

A oferta apresentada na quinta-feira está longe das expectativas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela