Secções
Entrar

Várias centenas de pessoas concentradas em Lisboa para protesto pelo direito à habitação

Lusa 27 de janeiro de 2024 às 17:30

Manifestantes querem pôr o tema no centro do debate para as eleições de 10 de março.

Várias centenas de pessoas concentraram-se em Lisboa para o protesto pelo direito à habitação, que quer pôr o tema no centro do debate para as eleições de 10 de março.

1 de 4
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Pelas 15:20, 20 minutos após a hora marcada para o inicio do protesto convocado pela plataforma Casa Para Viver, a crescente mancha de pessoas ocupava o princípio da Avenida Almirante Reis, junto à Alameda Dom Afonso Henrique, onde se destacam faixas, cartazes e bandeiras das várias associações. 

Numa espécie de ensaio geral antes de iniciarem a marcha que vai passar por várias ruas da capital, começou a ouvir-se o som dos tambores que vão marcar o ritmo da banda sonora, mas as palavras de ordem foram guardadas para o arranque.

Dali, a manifestação, em que são esperadas milhares de pessoas, seguiu em direção ao Arco da Rua Augusta, onde, além de intervenções dos organizadores, estão previstos também concertos de artistas como Catarina Branco, Jhon Douglas, Luca Argel e Luís Severo.

O protesto, organizado pelo coletivo de mais de 100 associações, repete-se hoje em, pelo menos, 19 cidades: Albufeira, Aveiro, Beja, Benavente, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lagos, Leiria, Lisboa, Portalegre, Portimão, Porto, Setúbal, Sines e Viseu. 

É o terceiro pelo direito à habitação organizado pela Casa Para Viver, que quer marcar a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 10 de março.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela