Secções
Entrar

US Open: Medvedev vence primeiro 'major' e nega história a Djokovic

13 de setembro de 2021 às 07:23

O número dois mundial impediu que o sérvio escrevesse nova página na história do ténis mundial, mantendo assim os 20 troféus do 'Grand Slam', em igualdade com o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

O tenista russo Daniil Medvedev venceu no domingo, pela primeira vez, um torneio do 'Grand Slam, ao derrotar na final do Open dos Estados Unidos o sérvio Novak Djokovic, que lutava pelo 21.º 'major' da carreira.

Numa final em que o número um mundial se preparava para completar o Grand Slam da temporada, após os triunfos no Open da Austrália, Roland Garros e Wimbledon, foi o moscovita, de 25 anos, número dois do 'ranking', a escrever história no Arthur Ashe Stadium, onde conquistou o primeiro 'major' da carreira em três 'sets', com os parciais de 6-4, 6-4 e 6-4, em duas horas e 15 minutos.

Contrariamente às expectativas, Daniil Medvedev entrou melhor no encontro e, no primeiro ponto de 'break' que dispôs, quebrou o adversário, passando para a frente do marcador e não abrandando o ritmo, sobretudo nos serviços, até fechar favoravelmente o parcial inaugural.

Na segunda partida, o russo resistiu aos cinco pontos de 'break' que enfrentou e, no quinto jogo, conseguiu, à segunda oportunidade, quebrar novamente o serviço do tenista de Belgrado, campeão em Nova Iorque em 2011, 2015 e 2018, mantendo-se no comando até encerrar a discussão ao terceiro 'set point'.

Com uma vantagem de 2-0, frente ao detentor de 20 títulos do Grand Slam, que liderava o confronto direto (5-3), Daniil Medvedev chegou fácil e rapidamente a uma vantagem de 5-1 e, apesar de ter tremido na reta final, ao permitir o 'break' no oitavo jogo, converteu o terceiro 'match point' e alcançou o título do 'major' norte-americano naquela que foi a sua terceira final de um 'Grand Slam'.

Ao mesmo tempo que se tornou no primeiro russo a ganhar o Open dos Estados Unidos desde Marat Safin em 2000, o número dois mundial impediu que o irreconhecível sérvio escrevesse nova página na história do ténis mundial, mantendo assim os 20 troféus do 'Grand Slam', em igualdade com o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

Impediu ainda Djokovic de igualar o feito do australiano Rod Laver na era Open, em 1969, venceu o Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela