Secções
Entrar

Urgências pediátricas de S.Francisco Xavier e Torres Vedras fecham à noite a partir de abril

Diogo Barreto , SÁBADO 13 de março de 2023 às 13:11

As urgências pediátricas de três hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a estar fechadas entre as 21h e as 9h. Os restantes 11 ficam abertos 24 horas.

Os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste vão encerrar à noite a partir de 1 de abril, anunciou hoje a Direção Executiva do SNS.

Cofina Media

Num comunicado enviado às redações, Fernando Araújo explica que "caso não sejam tomadas decisões de reorganização" da atividade de urgências pediátricas, "o mais natural é que estas situações pontuais se agravem de forma irreversível", o que teria consequências "imprevisíveis". Recorrer a uma "rede entre as equipas das insitituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, com o INEM e a Linha de Saúde 24, assim como o planeamento atempado, constitui a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade e confiança para os utentes e os profissionais de saúde", segundo a direção-executiva do SNS.

O Centro Hospitalar de Setúbal mantém-se aberto as 24 horas, mas suspende a atividade ao fim de semana, das 21:00 de sexta-feira às 09:00 de segunda-feira, de 15/15 dias. De fora, ficam apenas três serviços, que só funcionarão das 9h às 21h, que são o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital S. Francisco Xavier, que acaba por manter o horário praticado há vários anos, com os médicos a integrar a escala noturna do CHULC - Hospital D. Estefânia. A Unidade de Torres Vedras, do Centro Hospitalar do Oeste, que já não conseguia cumprir no período noturno os requisitos dos serviços de urgência de pediatria. E o Hospital de Loures, Beatriz Ângelo, que suspende atividade também durante o fim de semana. Este horário foi iniciado a 1 de março.

No âmbito da estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção Executiva garante que nenhum dos 14 Serviços de Urgência de Pediatria desta região encerra. No entanto, o número de unidades fechadas durante o período noturno, entre as 21h e as 9h, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

Outras das propostas que fazem parte da estratégia incluem a promoção de literacia em saúde, reforçar o hábito de contactar a Linha de Saúde SNS24 antes de procurar ativamente cuidados em instituições de saúde, melhorar as condições de entradas de especialistas e internos nos serviços pediátricos. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela