Secções
Entrar

Um dos maiores vulcões do Japão entrou em erupção

14 de setembro de 2015 às 10:26

Despertar do Monte Aso obrigou à retirada de 30 pessoas da zona pelas autoridades

O monte Aso, o maior vulcão activo no Japão, localizado numa área pouco habitada do sudoeste do país, entrou hoje em erupção, obrigando à retirada de 30 pessoas e ao desvio de vários voos, informaram as autoridades locais.

O vulcão começou a expelir fumo e cinzas pelas 09h43 (01h43), segundo a Agência Meteorológica japonesa, que declarou o nível 3 de alerta (numa escala de 5), recomendando que ninguém se aproxime num raio de dois quilómetros.

Cerca de 30 pessoas, incluindo caminhantes e pessoal dos serviços de restauração e transporte da zona do Monte Aso, foram retiradas pelas autoridades, informou a estação estatal NHK.

Localizado em Kumamoto, na ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio, o monte Aso tem cinco picos, uma altura máxima de 1.592 metros de altura e uma caldeira (parte central) com um perímetro de 120 quilómetros, que fazem dele o maior vulcão do Japão e um dos maiores do mundo.

1 de 5


Em Janeiro de 2014, o Aso registou a primeira erupção em três anos, que teve maior intensidade do que a registada hoje e originou uma série de tremores de terra que se têm prolongado até agora.

Em 1979, outra erupção do Aso causou três mortos e uma dezena de feridos.

O Japão está situado no designado Anel de Fogo do Pacífico e tem 110 vulcões ativos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela