Secções
Entrar

UEFA abre inquérito a gesto do turco Demiral no jogo com a Áustria

Lusa 03 de julho de 2024 às 12:03

Merih Demiral publicou uma fotografia relativa aos festejos de um dos golos que marcou contra a Áustria, onde surge com os braços levantados e a ilustrar com as mãos um lobo, em referência aos ‘Lobos Cinzentos’, um grupo turco ligado à extrema-direita.

A UEFA anunciou esta quarta-feira a abertura de um inquérito ao "potencial comportamento impróprio" do futebolista turco Merih Demiral nos festejos de um dos golos que marcou à Áustria (2-1), na terça-feira, nos oitavos de final do Euro2024.

REUTERS/Annegret Hilse

O próprio Demiral publicou na rede social X uma foto relativa aos festejos, em que surge a comemorar com os braços levantados e a ilustrar com as mãos um lobo, em referência aos ‘Lobos Cinzentos’, grupo turco ligado à extrema-direita.

A imagem foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

Em comunicado, a UEFA refere que foi nomeado um "investigador ético e disciplinar" e mais informações sobre este assunto serão divulgadas brevemente.

"O símbolo dos extremistas de direita turcos não tem lugar nos nossos estádios. Usar o futebol europeu como plataforma para o racismo é completamente inaceitável. Estamos à espera que a UEFA investigue o caso e considere sanções", reagiu a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, na rede social X.

A Turquia venceu a Áustria por 2-1, na terça-feira, com dois golos do central que passou pelo Sporting, e apurou-se para os quartos de final do Euro2024, em que irá defrontar os Países Baixos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela