Secções

Tributo a Mandela marca segunda edição para 2019

21 de julho de 2018 às 21:31

Cerca de 40 mil pessoas reuniram para celebrar o 100.º aniversário do nascimento do histórico líder sul-africano em Matosinhos.

O Nelson Mandela Music Tribute reuniu 40 mil pessoas em Matosinhos, para celebrar o 100.º aniversário do nascimento do histórico líder sul-africano, anunciou hoje a organização, indicando que a segunda edição decorrerá em Julho de 2019.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Promovido pela Score Music e apoiado pelo Município de Matosinhos e pela Embaixada da África do Sul, o tributo solidário a Nelson Rolihlahla Mandela decorreu durante três dias - entre quarta e sexta-feira - na Praia do Aterro, em Matosinhos, e a segunda edição decorrerá nas mesmas datas, em 18, 19 e 20 de Julho.

Sob o mote "Take Action/Inspire Change/Make Every Day/Mandela Day" ("Agir/Inspirar Mudança/Fazer Cada Dia/Dia Mandela", em tradução livre), o evento contou com vários artistas nacionais e internacionais como Steven Tyler, Bob Geldof, Martin Garrix, Rui Veloso, Jimmy P, Kaiser Chiefs, Pablo Alboran, Gabriel O Pensador, KURA, Calema, Youssou N'Dour, o Soweto Gospel Choir e Pablo Milanés, entre outros.

A receita desta homenagem musical a Mandela será entregue a instituições sociais, de acordo com a organização, cujo promotor, Telmo Fernandes, indicou que houve "muitas reacções positivas do público, artistas e de todos os que participaram neste projecto.

Acrescenta, em comunicado, estarem "reunidas as condições para avançar com a segunda edição, que continuará a contar com uma forte componente solidária".

No recinto do Nelson Mandela Music Tribute, o público contou ainda com algumas experiências que recriaram a vida de Mandela e os seus 'hobbies' durante os anos em que esteve preso, como o boxe, tendo sido um praticante desta modalidade e um estudioso da ciência dos seus movimentos.

A organização recorda ainda que a agricultura, através da plantação de uma horta, foi um dos seus principais escapes dentro dos muros da prisão em Robben Island, e a costura como meio de tornar mais quente e confortável o uniforme prisional, bem como o jogo de damas com outros companheiros de prisão.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, morreu em 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos, depois de uma vida dedicada à luta contra a discriminação racial e contra as injustiças sobre a população negra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela