Secções
Entrar

Sánchez chama "extremistas" a independentistas catalães

08 de novembro de 2019 às 21:49

"Esta é a primeira vez que o PSOE encerra uma campanha eleitoral em Barcelona", disse Sánchez que abordou várias vezes o problema do bloqueio político.

O líder do PSOE e primeiro-ministro espanhol em funções, Pedro Sánchez, considerou os independentistas catalães extremistas durante o discurso do último comício da campanha eleitoral socialista que decorreu hoje em Barcelona.

Numa declaração de pouco mais de 15 minutos, num comício em que participaram, entre outros, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, e Manuel Cruz, cabeça de lista do Partido Socialista da Catalunha (PSC), o líder do PSOE enfatizou a presença na capital catalã.

"Esta é a primeira vez que o PSOE encerra uma campanha eleitoral em Barcelona", disse Sánchez que abordou várias vezes o problema do bloqueio político e a "questão" da Catalunha.

Na sua intervenção, o líder do PSOE, confiante na vitória eleitoral, disse que a próxima vez que visitar Barcelona não vai ser como "primeiro-ministro em funções" mas sim como chefe de governo "com todas as funções".

Sánchez referiu-se também ao que considerou "perigos" dos extremismos de ultra direita mas, mesmo assim, reiterou a vontade dos socialistas em fazer cumprir a lei da Memória Histórica.

"Vamos acabar com as atividades da Fundação Francisco Franco", disse Sánchez abordando um dos temas que também marcou a campanha eleitoral que termina hoje à noite.

Por outro lado, enumerou as propostas socialistas de âmbito económico como a "subida do salário mínimo" e as medidas de caráter social como as leis de violência contra a violência de género.

O primeiro-ministro em funções mostrou-se confiante na vitória socialista e criticou os eventuais pactos dos partidos à direita dos socialistas: Partido Popular, Cidadãos e Vox.

O comício de encerramento de campanha que reuniu militantes e apoiantes socialistas na capital catalã prolongou-se durante duas horas e terminou às 21:30 locais (20:30 em Lisboa).

A presença da polícia no exterior do recinto em que decorreu o comício era visível, sobretudo junto à porta principal onde um grupo de algumas dezenas de manifestantes independentistas protestavam contra a presença de Pedro Sánchez.

PSP // EL

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela