Secções
Entrar

Rio 2016: Costa estará na cerimónia de partida do Navio-Escola Sagres

20 de junho de 2016 às 19:55

Navio-Escola Sagres para rumo ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira, com presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Porta-Estandarte da Equipa Olímpica, João Rodrigues

A cerimónia de partida do Navio-Escola Sagres, que partirá rumo ao Rio de Janeiro para ser a casa da comitiva portuguesa durante os Jogos Olímpicos 2016, acontecerá na próxima terça-feira, dia 21 de Junho. 

O evento acontecerápelas 13h00 na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos está localizada no Cais da Rocha, em Alcântara, e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa e de vários atletas olímpicos, entre eles o Porta-Estandarte, João Rodrigues. O navio chegará ao Rio de Janeiro entre 3 e 21 de Agosto, estando prevista no seu trajecto paragens em Cabo Verde e nas cidades brasileiras de Recife e Salvador da Baía, antes da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016.

Construído em 1937, o NRP Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo na altura sido baptizado de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela marinha alemã. O navio foi cedido à marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa em 1961 para substituir a antiga Sagres. Foi precisamente no Rio de Janeiro, a 30 de Janeiro de 1962, que decorreu a cerimónia oficial de entrega do navio à Marinha Portuguesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela