Secções
Entrar

Réplica do Santuário de Fátima na Venezuela deverá ser inaugurado em 2022

09 de dezembro de 2021 às 09:31

As obras começaram em agosto de 2008 e o santuário tem uma área de construção de 22.000 metros quadrados.

A comunidade portuguesa de Carrizal, no Estado venezuelano de Miranda, projeta inaugurar, em outubro de 2022, a maior réplica local do Santuário de Fátima, uma iniciativa que busca reforçar as tradições lusas e a fé mariana.

"A obra civil está agora 100% concluída e já estamos a trabalhar nos acabamentos, na colocação do mármore no altar. O revestimento à volta da igreja é também com mármore que foi doado pelo Santuário de Fátima, em Portugal. Estamos equipando a casa paroquial e a nossa meta é inaugurar o santuário em outubro de 2022", explicou fonte da organização à agência Lusa.

O secretário da Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima (AVF), Agostinho Gonçalves, explicou ainda que o projeto de construção começou em 03 de julho de 2008, com o lançamento da primeira pedra, durante uma visita do ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim e o núncio apostólico Giacinto Berloco.

As obras começaram em agosto desse mesmo ano, precisando que o santuário tem uma área de construção de 22.000 metros quadrados e estava inicialmente projetado para ser construído em cinco ou seis anos.

"Como não temos um orçamento atribuído, trabalhamos com doações e fundos recolhidos em arraiais. Íamos bem, mas a pandemia [da covid-19] travou tudo [...]. Já estamos no fim da linha. Não precisamos muito de materiais, o que nos falta é o dinheiro para pagar a mão-de-obra", disse Agostinho Gonçalves.

O secretário da AVF explicou ainda que, para inaugurar o Santuário, precisam de entre 500.000 e 600.000 dólares e que o projeto anual estava orçamentado em 25 milhões de dólares (22 milhões de euros).

"70% dos recursos foram obtidos em arraiais, doações de empresários. Tivemos boa receção com a venda de colunas e dos bancos. Estamos realizando almoços com poucas pessoas, com todas as medidas de biossegurança, devido à pandemia", sublinhou, acrescentando que há cinco anos que no estacionamento do Santuário há missa todos os domingos e aí preparam cafés e pequenos-almoços, que ajudam a pagar gastos básicos como luz, água e vigilância.

Por outro lado, Celestino dos Santos, comerciante e colaborador do Santuário, explicou à Lusa que é "devoto por convicção" porque a mãe deu catequese durante 14 anos e ia à igreja assiduamente.

"Ensinou-nos a ir à missa todas as semanas e eu rezo sempre a Nossa Senhora. Peço-lhe saúde, harmonia da família e para que haja paz no país, que a Venezuela supere esta situação para o bem de todos os venezuelanos e estrangeiros no país", disse Celestino dos Santos.

O comerciante quer que o Santuário seja inaugurado em breve.

Por outro lado, Pablo António da Silva, empresário, devoto de Nossa Senhora de Fátima e colaborador do Santuário, explicou que "desde criança, a educação e a formação religiosa que recebeu o vinculou com Nossa Senhora de Fátima".

"Foram os valores da vida que aprendemos. Eu sou um exemplo disso, nasci na Venezuela, sou filho de madeirenses, e essa educação que os nossos pais receberam nos transmitiram de forma adequada. Por isso, me incorporei e com outras pessoas fazemos o possível pela construção do Santuário na Venezuela", explicou este empresário.

Pablo António vai à missa três a quatro vezes por mês, mas "todos os dias" pede "saúde e bom juízo, para levar a vida".

O Santuário, explica, "é uma obra contínua que se constituirá num pedaço de terra de Portugal na Venezuela".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela