Secções
Entrar

Quadro de Domingos Sequeira vendido em França a casal português

Lusa 29 de janeiro de 2025 às 18:21

A venda aconteceu durante um leilão em Lyon, em que a estimativa dos valores de licitação se situava entre os 3.000 e os 5.000 euros, tendo acabado em 95 mil euros.

O quadro de Domingos Sequeira "Descansando durante a fuga para o Egito" foi hoje vendido por 95 mil euros, em França, ao casal de colecionadores portugueses Maria e João Cortez de Lobão, que tencionam expô-lo em Nova Iorque.

DR/Facebook Galerie Philippe Mendes

A venda aconteceu durante um leilão em Lyon, em que a estimativa dos valores de licitação se situava entre os 3.000 e os 5.000 euros, tendo acabado em 95 mil euros, segundo os resultados finais publicados pela plataforma de leilões Drouot.

Fonte ligada à venda confirmou à Lusa que a pintura de Domingos Sequeira, representando uma cena bíblica, foi comprada pelo casal Cortez de Lobão, com a intenção de o expor na Sede da Hispanic Society, em Nova Iorque. O casal estabeleceu a Fundação Gaudium Magnum em 2018, que faz parte do Conselho Consultivo Internacional da Hispanic Society Museum & Library (HSML), instituição museológica de arte e cultura iberoamericana dos Estados Unidos.

"Descansando durante a fuga para o Egito" é uma pintura realizada em 1824 por Domingos Sequeira, cujo paradeiro era desconhecido e foi recentemente descoberto em França.

A leiloeira francesa Artèncheres, que levou o quadro à praça, referiu que esta tela fez parte de uma exposição em 1824, em Paris, contudo "fora do catálogo". Nesta exposição, a tela "A Morte de Camões" valeu a Domingos Sequeira (1768-1837) a Medalha de Ouro.

A Artèncheres afirma que a tela "Descansando durante fuga para o Egito" "é uma redescoberta importante, pois, como atesta a data, é a segunda tela conhecida da época da estadia [do pintor] em Paris" e foi citada num catálogo da exposição "Sequeira Um Português na Mudança dos Tempos" que esteve patente no MNAA, em 1987.

Em 1824, Domingos Sequeira, defensor do ideal liberal, instalou-se em Paris, depois da intentona "vilafrancada", liderada pelo infante Miguel, em 1823.

Esta não é a primeira tela de Domingos Sequeira à venda no estrangeiro, em tempos mais recentes. Em 2023-2024, uma outra obra do pintor esteve envolvida em polémica. Trata-se de "Descida da Cruz" (1827) que foi autorizada pela então Direção-Geral do Património Cultural a sair do país, contrariando pareceres de especialistas.

O quadro esteve à venda na Feira de Arte e Antiguidades da European Fine Art Foundation (TEFAF), em Maastricht, nos Países Baixos, tendo sido adquirido, em março do ano passado, pela Fundação Livraria Lello, que decidiu expô-lo no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, onde se encontra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela