Secções
Entrar

PSD quer ouvir Protecção Civil e Everjets sobre manutenção dos Kamov

30 de abril de 2018 às 14:47

Está prevista uma audição do ministro Eduardo Cabrita a 8 de Maio.

O PSD pediu hoje a audição, no Parlamento, do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e da empresa Everjets sobre a denuncia do contrato de manutenção dos helicópteros pesados Kamov, de combate aos incêndios.

1 de 3
Foto: Pedro Noel da Luz / Correio da Manhã

No requerimento entregue na Comissão de Assuntos Constitucionais, o PSD classificou de "notícias preocupantes" por as aeronaves estarem "totalmente inoperacionais" e só poderem "voltar a voar após a manutenção geral obrigatória".

Essa manutenção não está a ser feita "devido a conflitos entre as empresas" subcontratadas pelo Estado, segundo os sociais-democratas, o que levou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a dizer que o Estado vai denunciar o contrato com a Everjets.

Face a "esta caricata declaração e a balbúrdia" gerada numa altura em que está quase a começar a "época mais crítica dos incêndios", a bancada do PSD considera urgente "apurar todos os factos relacionados com a operacionalidade" dos helicópteros.

A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias tem agendada uma reunião para quarta-feira, 2 de Maio, e está prevista uma audição do ministro Eduardo Cabrita a 8 de Maio, que inclui a temática dos fogos florestais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela