Secções
Entrar

PS pede acesso a relatórios de auditoria interna do banco

15 de abril de 2019 às 18:58

Relatórios de auditoria abordam "entidades do grupo CGD, estruturas centrais e processos, rede comercial, sistemas de gestão da qualidade e sistemas de gestão".

O PS pediu hoje à administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "vários relatórios de auditoria interna", depois de ter conhecimento que entre 2000 e 2015 "ocorreram mais de duas mil ações" de auditoria interna ao banco.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Grupo Parlamentar do PS, o partido diz ter conhecimento de que "ocorreram mais de duas mil ações de auditoria interna" no banco, e pediu ao Conselho de Administração da CGD vários relatórios.

Os relatórios de auditoria interna abordam "entidades do grupo CGD, estruturas centrais e processos, rede comercial, sistemas de gestão da qualidade e sistemas de gestão", de acordo com o comunicado do PS.

No requerimento, assinado pelo deputado João Paulo Correia, o PS especifica que se trataram de "2.181 ações de auditoria interna", e pede acesso a relatórios de 2008 e 2009 sobre a sucursal de Espanha, sobre a Fundimo (2008) e sobre o Caixa Banca de Investimento (2008).

Para além de entidades pertencentes à esfera da CGD, os socialistas pedem ainda acesso a relatórios internos de 2013 sobre a gestão de risco e 'compliance' do banco, bem como sobre o financiamento a grandes empresas.

O requerimento é também dirigido ao presidente da comissão parlamentar de inquérito à CGD, o deputado do PSD Luís Leite Ramos.

A II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da CGD e à Gestão do Banco, como é oficialmente designada, tomou posse em 21 de fevereiro, e decorre na Assembleia da República, em Lisboa.

Na terça-feira será ouvido em audição o antigo diretor de Empresas Sul da CGD, Alexandre Santos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela