Secções
Entrar

PS foi o partido que propôs mais alterações ao Orçamento

10 de março de 2016 às 08:40

Socialistas garantem que as propostas não têm impacto financeiro. Deputados começam hoje o debate do documento na especialidade

Começa hoje o debate do Orçamento do Estado para 2016 na especialidade. A discussão na Assembleia da República terá a duração de três dias e no conjunto, os partidos apresentaram mais de 200 propostas de alteração.

A votação final global está agendada para o dia 16 de Março.

A maior quantidade de alterações foi proposta pelo Partido Socialista: são mais de 60. O Bloco de Esquerda segue-se com 50 entradas. O PAN apresentou 30 propostas de alteração, o PCP 29, o PEV 16 e o CDS, 14. O PSD já tinha anunciado que não apresentaria propostas de alterações. Só os deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Madeira é que avançaram com 12 entradas.

O Partido Socialista garante que as medidas propostas não têm impacto financeiro, indica a agência Lusa, e "salvaguardam o equilíbrio das contas públicas".

Do lado da esquerda, o BE quer um aumento do Complemento Solidário para Idosos e das pensões, o alargamento da tarifa social de energia e que as amas familiares continuem enquadradas pela Segurança Social, salienta a Lusa. Já o PCP optou por alterar a lei orçamental quanto aos desempregados, quer que seja reduzida a taxa máxima de IMI e deseja a reversão de várias Parcerias Público-Privadas. Já os Verdes defendem que o leite sem lactose conste do programa de leite escolar, e que a isenção de IMI deixe de estar condicionada à inexistência de dívidas ao Fisco ou à Segurança Social.

O PAN quer que sejam deduzidas no IRS as despesas com animais e pede o fim do pagamento de portagens para carros eléctricos.

À direita, o CDS-PP propõe por exemplo a eliminação do imposto sobre combustíveis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela