Secções
Entrar

Professor inicia greve de fome e pede a Marcelo que "use poderes constitucionais"

Lusa 10 de abril de 2023 às 21:00

"Se o Governo depois de manifestações nacionais, vigílias, idas a Bruxelas, petições, greves por dias, tempo e distrito, o Governo não liga, não quer saber (...) é preciso tomar outro caminho", afirma Luís Sottomaior Braga.

Luís Sottomaior Braga, professor e subdiretor de uma escola de Viana do Castelo, que inicia às 00:00 de terça-feira uma greve de fome, apelou hoje ao Presidente da República que "use os seus poderes" e ajude os docentes.

DR

"Nesta fase, está esgotada a possibilidade do Governo, nomeadamente, [na lei] dos concursos fazer o que quer que seja. O diploma está com o Presidente da República (...) que, usando os seus poderes constitucionais (...) tem a possibilidade de fazer qualquer coisa por nós", afirmou o docente de 51 anos.

Luís Sottomaior Braga falava aos jornalistas junto à autocaravana e à tenda de campanha que hoje foram instaladas junto à escola secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, onde vai permanecer durante a greve de fome, por tempo indeterminado, que inicia às 00:00 de terça-feira.

"Numa República que é semipresidencialista, não é só o Governo, não é só o parlamento que tem a capacidade de intervir nas leis, é também o Presidente, elas só existem se ele quiser", acrescentou, junto ao cartaz de grandes dimensões que rodeia a autocaravana e a tenda de campanha com a frase "Todos juntos pela escola pública".

O subdiretor do agrupamento de escolas da Abelheira, explicou que o protesto, apesar de "radical, não é estritamente individual", e resultou da reflexão de um grupo de docentes que concluiu que depois de seis meses de contestação "o Governo, objetivamente, não está a ligar" às revindicações da classe.

"Se o Governo depois de manifestações nacionais, vigílias, idas a Bruxelas, petições, greves por dias, tempo e distrito, o Governo não liga, não quer saber, adota a postura de arregaçar as calças e deixar passar a enxurrada, a ver se nós nos cansamos, é preciso tomar outro caminho (...)e tem de ser o Presidente da República a intervir. Tem de fazer com que a democracia funciona e que não é só haver um parlamento com maioria absoluta. É também as populações, as pessoas, os cidadãos serem ouvidos nos seus anseios", disse.

Luís Sottomaior Braga lembrou que Marcelo Rebelo de Sousa disse "com toda a clareza que queria um acordo até à Páscoa".

"A Páscoa já passou e não houve acordo nenhum. Nem nos concursos, nem na carreira, nem no tempo de serviço. O Presidente da República vai promulgar leis que foram feitas contra a sua vontade porque defendeu que devia haver um acordo", sustentou.

O docente acrescentou que Marcelo Rebelo de Sousa também "tem de dizer alguma coisa" sobre a permanência do ministro da Educação no Governo.

"O nosso primeiro-ministro disse que se o secretário de Estado que fez aquele 'email' na TAP ainda estivesse em funções seria, imediatamente demitido. Um ministro que anda a fazer [de conta] que negocia, há meses, que anda a empurrar os assuntos para junho, que destrata os professores, que faz propostas ofensivas continua em funções porquê?", questionou.

Luís Sottomaior Braga garantiu que "os professores estão mobilizados para continuar a lutar" apesar da ideia que se quer fazer passar de que "estão cansados".

"Nós não nos vamos cansar porque é a nossa vida. O que estamos a discutir não são politiquices à volta de uns 'emails' na TAP", afirmou assegurando que a greve de fome que vai iniciar por tempo indeterminado "não invalida que se continuem a fazer manifestações e greves".

O docente explicou que a sua forma de luta pretende "provocar, junto do poder político a sensação de vergonha e problemas de consciência".

"Já me foi dito que poderá acontecer que mais pessoas possam vir a fazer a mesma coisa", alertou, referindo que tem sentido "muito apoio" na luta que vai iniciar que tem como limite o seu estado de saúde.

"Daqui vou sair para o hospital", assegurou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela