Secções
Entrar

Procuradoria belga confirma que terroristas usaram falso nome português

02 de abril de 2016 às 17:00

Miguel dos Santos foi o nome falso português usado por Ibrahim El Bakraoui para arrendar o apartamento em Schaerbeek de onde partiram os alegados autores do atentado no aeroporto de Bruxelas

O apartamento na comuna de Schaerbeek, de onde partiram os alegados autores do atentado no aeroporto de Bruxelas, foi arrendado sob falso nome português por um dos suspeitos, Ibrahim El Bakraoui, indica hoje a AFP, citando a Procuradoria belga.

O cartão de identidade, falsificado, estava em nome de Miguel dos Santos, precisaram as autoridades belgas, confirmando uma informação divulgada pelo canal de televisão TVI24.


As imagens transmitidas pela TVI24 mostram a foto de um cartão de identidade belga, no qual Ibrahim El Bakraoui aparece de cabeleira preta, aparentemente uma peruca, e com óculos.

Foi deste apartamento situado na rua Max Roos que os três assaltantes partiram, a 22 de Março, de táxi, em direção ao aeroporto de Bruxelas, onde dois deles, incluindo Ibrahim El Bakraoui, um belga de 29 anos, se fizeram explodir. O terceiro elemento, o "homem do chapéu", continua a ser procurado.

O imóvel tinha sido comprado há menos de seis meses por um português ligado ao sector da construção que vive na Bélgica, segundo a TVI24.

Um importante arsenal foi descoberto no apartamento, designadamente 15 quilos de explosivos, 150 litros de acetona, dois detonadores e diversos ingredientes para a confecção de engenhos explosivos, disse o procurador belga ligado à investigação.

A polícia localizou o apartamento graças ao testemunho do taxista que conduziu os três terroristas até ao aeroporto de Bruxelas e que identificou as fotos dos terroristas difundidas pelas autoridades belgas.

Segundo a TVI24, cinco homens viviam ou estavam de passagem neste apartamento.

Os atentados terroristas de 22 de Março, no aeroporto e na estação de metro de Maelbeeck, em Bruxelas, causaram 32 mortos e 340 feridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela