Secções
Entrar

Primavera das Ocupas. Estudantes ocupam escolas e universidades pelo clima

Lusa 26 de abril de 2023 às 07:51

Teresa Núncio, porta-voz das ocupações, assinala que a crise climática se mantém "e continua a agravar-se", e "não é normal nem aceitável para o futuro dos estudantes e de qualquer pessoa na sociedade".

Estudantes voltam a partir de hoje a ocupar escolas e universidades para demonstrar que "a crise climática não é aceitável para o futuro de qualquer pessoa na sociedade", numa iniciativa do movimento "Fim ao Fóssil: Ocupa!".

RODRIGO ANTUNES/LUSA

As ocupações iniciam-se em Lisboa (Instituto Superior Técnico, faculdades de Letras e Psicologia da Universidade de Lisboa e Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão), no Porto (Escola Artística de Soares dos Reis) e Faro (Universidade de Faro e Escola Secundária Tomás Cabreira).

Justificando à Lusa o protesto, a ativista Teresa Núncio, porta-voz das ocupações pelo fim ao fóssil em Portugal, disse que a crise climática se mantém "e continua a agravar-se", e "não é normal nem aceitável para o futuro dos estudantes e de qualquer pessoa na sociedade".

A iniciativa é hoje acompanhada por manifestações no Liceu Camões, em Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cujos estudantes prometem ocupar os estabelecimentos a partir de 2 de maio, a que se juntam os alunos das escolas Rainha Dona Leonor e António Arroio, ambas em Lisboa.

Teresa Núncio adiantou que a ocupação de escolas e universidades, que se repete depois de em novembro os estudantes o terem feito pela primeira vez em prol do clima, manter-se-á até que 1.500 pessoas da sociedade civil se associem aos alunos para um protesto a 13 de maio no porto de Sines, "a maior entrada de gás fóssil no país".

Os jovens reclamam o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e "eletricidade 100% renovável e acessível para todas as famílias até 2025".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela